quarta-feira, 27 de maio de 2009

Meu Derrame de Percepção

Pessoal,

Segue como sugestão o vídeo "Meu derrame de percepção", o qual acreditamos ser extremamente motivacional. Ao contrário do que discutimos até agora, não está relacionado diretamente ao ambiente corporativo, porém trata um assunto delicado – uma neurocientista relatando o momento de seu derrame – de uma forma simples e encorajadora. Sem dúvida esses estímulos apresentados pela médica no decorrer do vídeo transparecem em seu comportamento uma intensidade e emoção que foram capazes de dar outro direcionamento e ênfase para o fato ocorrido.

Algumas vezes, é mais fácil de visualizar o que é motivação por meio de um relato do cotidiano, ao invés de explicar diferentes teorias psicológicas ou definições de dicionários...

A primeira parte do vídeo tem aproximadamente dez minutos e a segunda, nove minutos. Vale a pena dedicar este tempo!


Parte 1/2
http://br.youtube.com/watch?v=m0O0Il8Vn_g

Parte 2/2
http://br.youtube.com/watch?v=thWwpYNN3-A

terça-feira, 19 de maio de 2009

Como a motivação individual afeta às Organizações

Grandes realizações não são feitas por impulso, mas por uma soma de pequenas realizações”. (Vincent Van Gogh)

Como entender a motivação individual? Em simples palavras a motivação justifica o fato de certas ações se tornarem atraentes ou não para cada individuo e exemplifica porque pessoas motivadas desempenham melhor suas tarefas.

Quando uma necessidade não é satisfeita gera tensão e estimula a vontade de um indivíduo, essa vontade desencadeia em uma busca de metas que, se alcançadas, terão como consequências a satisfação da necessidade e a redução da tensão. O individuo fica motivado a superar-se, pode-se assim observar que a motivação de um trabalhador é momentânea e necessita de desafios.

Dentro de uma Organização é preciso saber como gerir a motivação de cada colaborador, pois suas necessidades individuais são diferentes, é preciso estimulá-los para que eles vejam como suas ações auxiliam no coletivo e são importantes para concretizar os objetivos da empresa.

É importante ressaltar que não há como impor a motivação, pois ela esta ligada ao desejo de impactar positivamente. Nas empresas, podemos observar o contexto motivacional em diversas ações, principalmente nas que se relacionam às intenções das corporações: são expressas como metas, programas de reconhecimento, programas de liderança, ou endomarketing, por exemplo.

Por meio das conquistas individuais de cada funcionário, a Organização pode alcançar suas finalidades e transformar a motivação individual em fonte de motivação coletiva, garantindo assim um bom desempenho da empresa e um maior comprometimento dos funcionários.


Abaixo você pode fazer um teste para descobrir como anda sua motivação pessoal. Homens, favor desconsiderar a questão nº6.













Confira suas respostas!


SE VOCÊ RESPONDEU DE FORMA AFIRMATIVA:

De 01 a 03 perguntas - motivação não é o seu problema.

De 04 a 07 perguntas - você anda desmotivado(a) acima da média das pessoas. Que tal rever seu projeto de vida?



De 08 a 10 perguntas - seu grau de desmotivação é muito alto, você precisa procurar ajuda especializada.


Adriana Adorno

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Motivação nas organizações

Antigamente a motivação era por meio de punições, os funcionários trabalhavam em um ambiente de medo generalizado. Com o aumento da eficiência nos processos industriais passou a exigir melhorias nas formas de trabalho, buscando delinear planos salariais, ou seja, adotou-se a idéia de que o dinheiro seria a principal fonte de incentivo à motivação, porém tornaram-se direitos, em vez de recompensas.

Muitas empresas perceberam que o desempenho do funcionário está ligado ao seu rendimento no trabalho. Para melhorar a produção, passaram a incentivar e fazer com que os empregados sentissem a sua utilidade e importância pessoal no trabalho. A estratégia era promover o reconhecimento do valor de cada pessoa, além de buscar, a satisfação das suas necessidades sociais.

A partir desse novo modelo, a motivação é considerada essencial. As organizações passaram a valorizar as diferenças individuais dos funcionários, suas habilidades e talentos pessoais em situação de trabalho, o que contribui de maneira diferente para a alcançar os objetivos organizacionais.

Pra quem tiver curiosidade em saber mais sobre o assunto, vale como dica o livro Motivação nas Organizações de Cecília Bergamini : "...Nesta obra, buscou-se comprovar por que promessas de prêmios ou ameaças de punições podem comprometer perigosamente o bom desempenho das pessoas no trabalho, bem como gerar problemas à continuidade e à eficácia nos negócios. No mundo globalizado e em perpétua mudança, cada vez mais o potencial produtivo de cada pessoa representa o diferencial entre as empresas. Esse diferencial só existe caso se possa contar com pessoas verdadeiramente motivadas. A motivação das pessoas é, dessa forma, mais valiosa para as empresas do que para essas próprias pessoas que precisam trabalhar, quer estejam motivadas ou não. Portanto, é preciso guiar-se por novos parâmetros e reformular velhos paradigmas na administração do potencial energético representado pela busca da satisfação motivacional. A motivação depende tão-somente da pessoa e do trabalho que faz, não daquelas coisas que cercam esse trabalho."

Cecília Whitaker Bergamini- Graduada em Psicologia pela faculdade PUC-SP, mestre, doutora em Administração pela Universidade de São Paulo, fez especialização em Psicopatologia e Psicologia Organizacional em Paris, além de estágios de atualização no Canadá, Estados Unidos e Bélgica. É professora da Escola de Administração de Empresas de São Paulo na Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV-SP).


Natália Hirata e Mayara Camilo

terça-feira, 5 de maio de 2009

Sejam bem vindos ao blog "O que te move'

Para começar nosso estudo eis uma breve reflexão: qual a diferença entre engajamento e motivação?

Segundo o dicionário Houaiss da língua portuguesa engajar é dedicar-se com afinco a alguma tarefa, atividade. É a participação ativa em assuntos e circunstâncias de relevância política e social, passível de ocorrer por meio de manifestação intelectual pública, de natureza teórica, artística ou jornalística, ou em atividade prática no interior de grupos organizados, movimentos, partidos, etc.
Já motivação é o conjunto de processos, ou estímulos, que dão ao comportamento uma intensidade, uma direção determinada e uma forma de desenvolvimento próprio da atividade individual.

Afinal de contas, o que te move? O que te engaja? O que mote, te engaja? O que te engaja, te motiva?
Bárbara Ramos

Arquivo Motivação e engajamento