quinta-feira, 24 de setembro de 2009

As causas do desengajamento e apatia nas empresas

Olá leitores,

As organizações bem sucedidas sabem que para alcançar o sucesso é preciso estabelecer relações que criem valor para todos os públicos de relacionamento. Dentre os stakeholders de uma empresa, o público interno é muito importante no quesito engajamento, pois o colaborador está diretamente ligado à produção, as ações, estratégias e aos objetivos da empresa.

Um estudo realizado pela Gallup Organization, com trabalhadores nos EUA, estimou que pelo menos 23,3 milhões são ativamente desengajados.Essa falta de engajamento ativo pode custar anualmente à economia dos EUA cerca de USD 370 bilhões por meio da baixa produtividade. No Brasil, esse nível de desengajamento é semelhante ao americano, ou seja, 17% dos trabalhadores brasileiros possuem esse perfil.

A apatia corporativa, decorrente da falta de engajamento e motivação é apontada por profissionais de RH como uma das principais “doenças empresariais”, não têm uma causa específica, decorre de fatores diversos para que se instale nas corporações. Se a apatia e o desengajamento tomarem conta de sua organização, como identificar as características? A equipe identificou algumas das razões responsáveis por esse contexto:
· Pouca ou nenhuma comunicação entre níveis ou departamentos;
· Ambiente de trabalho mal organizado;
· Fluxo de trabalhos inconstantes, processos inadequados, e lentidão na solução de problemas;
· Dirigentes com pouca acessibilidade;
· Diferenças pessoais entre cargos sem um objetivo comum em prol da empresa (guerra de egos);
· Inexistência de medidores de performance, e colaboradores que não têm acesso à resultados.

Em geral a falta de segurança, instabilidade, falta de perspectiva na vida pessoal e profissional causam a apatia do colaborador, muitas vezes comprometendo o resultado de toda a equipe. Já falta de acessibilidade, pouca comunicação, falta de objetivos claros e metas plausíveis por parte dos dirigentes, são complementares para tal situação. Outro fator importante é o ambiente de trabalho, quando estão em ambientes confortáveis, os trabalhadores tendem a ser mais engajados, mais produtivos e lucrativos, capazes de gerar sólidas relações com clientes e de permanecer por mais tempo na empresa.
Deve-se estar atento aos primeiros sinais. Pesquisas sobre o clima organizacional e apresentações de condições melhores para se manter o bom clima global interno e externo, são alguns dos exemplos de ações que podem ser feitas. O engajamento e motivação dos funcionários são fatores fundamentais para o desenvolvimento de diversas ações e estratégicas na organização. Combater a apatia e estabelecer um processo de engajamento que demonstre a identidade da empresa nas relações com o público interno, não só fortalece a estratégia de negócios, como melhora o clima organizacional, e ainda funciona como geração de valor compartilhado.

E você, já passou por algum tipo de apatia no trabalho? Alguma situação parecida? Comente e divida com todos os leitores do O que te move.

Adriana Adorno

Um comentário:

  1. ah adriana, tocou no ponto-chave da questão, hoje posso afirmar que no local que faço estágio muitos funcionários estão, senão nesta apatia, insatisfeitos com o baixo salário, ou o excesso de trabalho, ou a falta de reconhecimento, ou com as relações internas, ou com a falta de confiança e isso contamina o ambiente é o que o godri fala de 'bola cheia' e 'bola murcha', o 'bola murcha' é contagioso e quer te deixar igual a ele... e o que fazer? enquanto somos estagiários é fácil, buscar outro local, mas posso dizer que isso não é prática isolada do local aonde estou hoje e sim de muitos em que passei, e agora?

    mateus

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