segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Memória Empresarial

Olá!!

Antes de tudo, gostaríamos de nos desculpar pela demora em postar, mas estamos de volta trazendo mais informações sobre o universo das Relações Públicas, abordando outros temas além de motivação e engajamento. Hoje, tivemos a oportunidade de entender um pouco mais sobre a memória empresarial com a análise de cases de empresas como Bunge, Natura, BASF, Banco Real, Itaú e Petrobrás.
Entendemos que a memória é como uma ferramenta de gestão, que permite a ligação entre o passado, entendimento do presente e reflexão sobre o futuro da empresa, a partir do momento em que valores são redescobertos, vínculos reforçados, atuando como grande instrumento de transformação.

A discussão e preocupação quanto a memória empresarial ganhou espaço e relevância tanto que "A própria Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – ajuda a ilustrar a força do tema hoje. O Prêmio Aberje conta, desde 2000, com a categoria “Responsabilidade Histórica e Memória Empresarial”, recebendo projetos de todas as regiões do país. Neste ano, dois cursos sobre o assunto já foram ministrados na entidade, o último deles com recorde de público. No Centro de Memória e Referência da Aberje , lançado em 2007, a Memória Empresarial figura em 2º lugar como o tópico mais pesquisado pelos usuários. Todos esses fatos, somados, denunciam não só o reconhecimento cada vez maior do tema, mas também a multidisciplinaridade dos comunicadores, que passaram a atuar com historiadores, designers, museólogos, bibliotecários e arquivistas."

Para ver a matéria na íntegra acesse:
http://www.aberje.com.br/novo/acoes_artigos_mais.asp?id=747

Boa leitura!
Equipe O que te move

2 comentários:

  1. É possível perceber esta valorização do resgaste histórico, da memória institucional na grande demanda por estudantes e profissionais formados em arquivologia. Aqui na FABICO/UFRGS o curso de arquivologia, biblio e museologia funciona no mesmo prédio da comunicação e é possível perceber a oferta de vagas para arquivo.

    MATEUS

    ResponderExcluir
  2. Olá! Valeu a dica. Irei ver a matéria toda agora. Abraço!

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

    Convido para que leia a mais atual intriga do http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir

Arquivo Motivação e engajamento