terça-feira, 19 de maio de 2009

Como a motivação individual afeta às Organizações

Grandes realizações não são feitas por impulso, mas por uma soma de pequenas realizações”. (Vincent Van Gogh)

Como entender a motivação individual? Em simples palavras a motivação justifica o fato de certas ações se tornarem atraentes ou não para cada individuo e exemplifica porque pessoas motivadas desempenham melhor suas tarefas.

Quando uma necessidade não é satisfeita gera tensão e estimula a vontade de um indivíduo, essa vontade desencadeia em uma busca de metas que, se alcançadas, terão como consequências a satisfação da necessidade e a redução da tensão. O individuo fica motivado a superar-se, pode-se assim observar que a motivação de um trabalhador é momentânea e necessita de desafios.

Dentro de uma Organização é preciso saber como gerir a motivação de cada colaborador, pois suas necessidades individuais são diferentes, é preciso estimulá-los para que eles vejam como suas ações auxiliam no coletivo e são importantes para concretizar os objetivos da empresa.

É importante ressaltar que não há como impor a motivação, pois ela esta ligada ao desejo de impactar positivamente. Nas empresas, podemos observar o contexto motivacional em diversas ações, principalmente nas que se relacionam às intenções das corporações: são expressas como metas, programas de reconhecimento, programas de liderança, ou endomarketing, por exemplo.

Por meio das conquistas individuais de cada funcionário, a Organização pode alcançar suas finalidades e transformar a motivação individual em fonte de motivação coletiva, garantindo assim um bom desempenho da empresa e um maior comprometimento dos funcionários.


Abaixo você pode fazer um teste para descobrir como anda sua motivação pessoal. Homens, favor desconsiderar a questão nº6.













Confira suas respostas!


SE VOCÊ RESPONDEU DE FORMA AFIRMATIVA:

De 01 a 03 perguntas - motivação não é o seu problema.

De 04 a 07 perguntas - você anda desmotivado(a) acima da média das pessoas. Que tal rever seu projeto de vida?



De 08 a 10 perguntas - seu grau de desmotivação é muito alto, você precisa procurar ajuda especializada.


Adriana Adorno

3 comentários:

  1. Primeiro dizer que o blog por si só já é atrativo e depois que o tema motivação é realmente gostoso de se ler e acredito que de desenvolver também, até porque todos nós agimos o tempo todo guiados pelas nossas motivações. Considerar a individualidade de cada um para engajar, motivar é de fato uma ação que muitas organizações ainda desconsideram, mas que certamente fazem diferença.

    ResponderExcluir
  2. As idéias presentes nesse blog não só chamam a atenção, como também interagem com o leitor. O tema é informativo, curioso, e de interesse geral.
    Saber se sua motivação está em alta, e ainda ter algumas dicas de como colocar um sistema em uma impresa com a finalidade de motivar seus fuincionários, são de extrema relevância e podem fazer toda a diferença.

    ResponderExcluir
  3. Meninas e menino, sei que o espaço é inadequado para o comentário, mas respondi o e-mail que vcs me mandaram e ele voltou.
    Tem outro endereço pra onde posso encaminhar?

    ResponderExcluir

Arquivo Motivação e engajamento