quarta-feira, 13 de maio de 2009

Motivação nas organizações

Antigamente a motivação era por meio de punições, os funcionários trabalhavam em um ambiente de medo generalizado. Com o aumento da eficiência nos processos industriais passou a exigir melhorias nas formas de trabalho, buscando delinear planos salariais, ou seja, adotou-se a idéia de que o dinheiro seria a principal fonte de incentivo à motivação, porém tornaram-se direitos, em vez de recompensas.

Muitas empresas perceberam que o desempenho do funcionário está ligado ao seu rendimento no trabalho. Para melhorar a produção, passaram a incentivar e fazer com que os empregados sentissem a sua utilidade e importância pessoal no trabalho. A estratégia era promover o reconhecimento do valor de cada pessoa, além de buscar, a satisfação das suas necessidades sociais.

A partir desse novo modelo, a motivação é considerada essencial. As organizações passaram a valorizar as diferenças individuais dos funcionários, suas habilidades e talentos pessoais em situação de trabalho, o que contribui de maneira diferente para a alcançar os objetivos organizacionais.

Pra quem tiver curiosidade em saber mais sobre o assunto, vale como dica o livro Motivação nas Organizações de Cecília Bergamini : "...Nesta obra, buscou-se comprovar por que promessas de prêmios ou ameaças de punições podem comprometer perigosamente o bom desempenho das pessoas no trabalho, bem como gerar problemas à continuidade e à eficácia nos negócios. No mundo globalizado e em perpétua mudança, cada vez mais o potencial produtivo de cada pessoa representa o diferencial entre as empresas. Esse diferencial só existe caso se possa contar com pessoas verdadeiramente motivadas. A motivação das pessoas é, dessa forma, mais valiosa para as empresas do que para essas próprias pessoas que precisam trabalhar, quer estejam motivadas ou não. Portanto, é preciso guiar-se por novos parâmetros e reformular velhos paradigmas na administração do potencial energético representado pela busca da satisfação motivacional. A motivação depende tão-somente da pessoa e do trabalho que faz, não daquelas coisas que cercam esse trabalho."

Cecília Whitaker Bergamini- Graduada em Psicologia pela faculdade PUC-SP, mestre, doutora em Administração pela Universidade de São Paulo, fez especialização em Psicopatologia e Psicologia Organizacional em Paris, além de estágios de atualização no Canadá, Estados Unidos e Bélgica. É professora da Escola de Administração de Empresas de São Paulo na Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV-SP).


Natália Hirata e Mayara Camilo

4 comentários:

  1. olá pessoal do que te move!
    adorei o blog!! achei o tema muito interessante, é bacana essa ideia das empresas sobre a motivação, as pessoas mais motivadas trabalham mais e tem melhores ideias, acho que todo mundo sabe disso!
    parabens pela iniciativa!!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvidas motivação é essencial mesmo.
    Adorei o blog! Parabéns para o grupo!
    Vou acompanhar...
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olásss...
    Estou acompanhando o Blog de vcs! Adoro esse tema e o considero importantíssimo para toda e qualquer organização!

    Abraços,
    Cintia - Arte da Informação

    ResponderExcluir
  4. Adorei o tema e esses 1os posts..

    Essa é uma otima pergunta..o que te move? e acho que as pessoa começaram a perceber que o medo talvez não seja a ferramenta mais efetiva, né...

    parabens! Bjos July

    ResponderExcluir

Arquivo Motivação e engajamento