quarta-feira, 22 de julho de 2009

Liderança motivacional

Um líder bem-sucedido deve saber analisar os comportamentos de cada um de seus liderados, sabendo que cada integrante tem preferências distintas. Antes de encarar esta diversidade como um problema, o líder deve perceber que pode se tornar a chave principal para a obtenção de resultados positivos em uma equipe.

O segredo de um time integrado é saber valorizar e dar espaço para cada comportamento ou competência, no momento certo, sem desqualificar os demais, pois todos são importantes para um conjunto perfeito, como uma grande orquestra em que cada integrante, com seu respectivo instrumento, faz o sucesso do conjunto e todos dependem do maestro para um bom desempenho.

No livro Liderança Motivacional, o autor Alfredo Pires de Castro define liderança motivacional como um conjunto entre dominância cerebral e liderança situacional. Logo, o gestor deve se atentar para o perfil comportamental e psicológico de cada um de sua equipe e, com esta informação, agir de acordo com as características no tarbalho em equipe, são elas:

- Analítico: age de forma analítica, não emocional, gosta de análise crítica e de um bom debate, espera por dados e fatos concretos, além de informaçoes claras e precisas

- Experimental: age pensando no assunto, espera por uma visão geral e pela liberdade de explorar as diversas possibilidades, uma visão global, gosta de imaginação e experiências

- Controlador: age de forma cuidadosa, espera por planejamento, organização, referências, cronograma, plano de ação detalhado e informações formalizadas. Gosta de risco baixo, limpeza e pontualidade.

- Relacional: age de forma espontânea, espera por empatia, envolvimento com os outros, consideração por suas necessidades, bom relacionamento inter-pessoal, gosta de toque pessoal, sensibilidade, discussão em grupo, abordagem harmoniosa, gosta também de sentir-se estusiasmo e muito motivado.

Classificando o time nestes quatro perfis, a chance de errar na abordagem com sua equipe é mínima. Até por que, com esta informação, fica claro o estilo, forma de aprendizagem, frutrações, maneiras de engajar e exatamente
O QUE MOTIVA.

Para saber em qual destes perfis você se enquadra, responta ao questionário disponível no livro e tenha mais informações sobre como agir com cada um deles, vale a pena.

Boa leitura!

Bárbara Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo Motivação e engajamento