terça-feira, 25 de agosto de 2009

Liderança e motivação

Vamos e convenhamos, falar sobre motivação não é nada fácil, é mais um daqueles assuntos os quais dificilmente as pessoas entram em um consenso. Ainda mais difícil é incorporar atitudes e pensamentos motivacionais em nosso dia-a-dia. Porém, todos nós sabemos que para nos destacarmos em nosso ambiente de trabalho, no mercado competitivo atual e em nossos relacionamentos afetivos é necessário agir com motivação e engajamento.

E como uma forma de enfrentarmos nossos desafios, nada melhor do que os compartilhar com quem entende ou também está interessado no assunto. Para isso, indicamos sites e grupos de relacionamentos os quais abordam todos os assuntos até agora discutidos neste blog.

No Orkut há uma comunidade chamada “Liderança e motivação”, com quase dois mil membros, os quais discutem sobre pensamentos motivacionais, vídeos de liderança e frases significativas. Veja abaixo um dos conteúdos apresentados no site, são 20 regras para alcançar o sucesso, segundo Donald Trump, um dos maiores empreendores do ramo imobiliário dos Estados Unidos na década de 90:

1. Pense grande!
Sam ambição, cara pálida, ninguém vai a lugar algum.
2. Seja positivo.
A minha interpretação de ser positivo, não é a de ser otimista, mas sim a ter uma postura positiva no sentido de que é ou não é, nunca pode ser ou talvez. E este é o meu comportamento pessoal com parceiros, eu posso até dizer que vou verificar a possibilidade para ver se algo vai dar certo ou não, ou seja, pode-se até adiar a resposta mas a resposta TEM que ser dada, mesmo que ela seja NÃO. Mesmo que as vezes isso seja antipático, esta é de longe a melhor forma de conduzir negócios, aprendi isso com meu pai, que teve a educação corporativa dele em uma empresa de americanos.
3. Siga sua paixão.
Quem está apaixonado pelo que faz, faz mais bem feito. Eu, pelo menos, por muitos anos fiz o que não gostava, simplesmente porque aquele era o negócio da família. Era bom, rendia uma grana legal trouxe muitos bens, mas era sempre ruim acordar para enfrentar o expediente diário. Hoje eu trabalho muito mais que trabalhava à época, ainda não ganho tanto quanto, mas eu trabalho com muito mais paixão.
4. Aprenda algo novo todo dia.
5. Confie em seus instintos.
6. Seja paciente.
Como isso é difícil, mas acredite, vale MUITO a pena ser paciente. Eu era um cara altamente ansioso, muito mesmo. Com a idade eu aprendi que algumas coisas não podem ser apressada, e esperar e persistir podem valer muito a pena.
7. Tenha um grande time por trás de você.
8. Ponha beleza em tudo que faz.
9. Aprenda a negociar, porque tudo que você precisa depende dissoÉ ao que tudo se resume: saiba negociar.
O segredo de negociar não é ganhar tudo de uma só vez, mas fazer a coisa de uma maneira em que o seu parceiro comercial também ganhe e no longo prazo vocês dois ganhem muito. Qualquer negócio desigual, em que uma parte só ganha todo ou quase todo lucro SEMPRE termina rápido, quer dizer, a não ser que você seja político no Brasil.
10. Sempre parta para disputar a maior vitória possível.
11. Invista em imóveis, é o melhor investimento possível.
12. Assuma riscos13. Seja audacioso e atraia a atenção do público.
14. Seja sua própria marca.
15. Goste de trabalhar sete dias por semana e nas férias.
Hoje em dia é assim, ou você está vivo trabalhando sete dias por semana, e até durante as férias, ou você vai ficar atrás de seu concorrente. Este trabalho pode até mesmo ser o tão festejado e necessário networking, que pode ocorrer nas situações mais imprevisíveis.
16. Diga não.
Particularmente acredito que “dizer não” faz parte de ser positivo. É necessário, e acredite, o resultado é pior quando você tem a intenção de dizer não, mas prefere deixar a pessoa na espera do que quando você simplesmente parte para um “não” de forma clara.
17. Saia da sua zona de conforto.
A primeira coisa que você deve ter em mente se resolver tomar a salutar decisão de sair de sua zona de conforto, é que você deve insistir. Sair dela não é obrigatoriamente algo bom, e as primeiras vezes podem se mostrar difíceis e até mesmo pouco frutíferas. Mas sair é necessário. Todos nós precisamos expandir horizontes ou até mesmo sentar praça em outras áreas. Um exemplo prático, meu, é o Uêba, ele nada mais é que uma saída de minha zona de conforto. Na época que eu comecei a editá-lo, eu trabalhava os dois expedientes e estudava a noite! Hoje o Uêba É a minha zona de conforto.
18. Seja teimoso quando necessário
19. Sempre tenha um plano B
20. Nunca se conforme com o segundo lugar.
Quem não joga para ganhar, perde antes de começar. Não sei quem cunhou esta frase, mas o certo é que o segundo lugar é primeiro perdedor! A coisa funciona mais ou menos assim: jogue para vencer, ou fique condenado a ser medíocre. A pior coisa que qualquer pessoa pode querer para si, é ser medíocre, porque no fim, nem isso chega a ser.

Para aqueles que se interessaram na comunidade, acessem no endereço:
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=7618179

Aproveitem!

Um comentário:

  1. Adorei o texto!
    Acho que um dos quesitos mais importantes que talvez não seja dada a devida importância é a Paciência! É necessário treinar a sua paciência todos os dias, pois ela é fundamental para o convivência em grupo e o alcance do sucesso! Dica dada!

    ResponderExcluir

Arquivo Motivação e engajamento