quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Mais uma vez: Como motivar seus funcionários

Como já falamos neste blog, a psicologia da motivação é extremamente complexa. Embora o público, principalmente as grandes empresas, anseiem por respostas rápidas, práticas e de fato eficientes, o que se desvendou sobre o assunto com grande certeza é muito pouco.

Estas mesmas empresas já chegaram a algumas conclusões sobre o que realmente motiva os funcionários. Detalharemos a seguir algumas delas:

- Reduzir a jornada de trabalho: isso representa uma ótima forma de motivar as pessoas a trabalharem. O autor fala que empresas que possuem um desenvolvimento de programas de recreação durante o expediente de trabalho chegam a melhores resultados no final do mês. Ele explica que a filosofia é de quem se diverte junto, trabalha junto. O fato é que pessoas motivadas buscam mais horas de trabalho, e não menos.

- Salários em espiral: as pessoas se motivam a ir atrás do próximo aumento salarial.

- Benefícios: empresas que mostram aos seus funcionários que se preocupam com seu bem-estar social, são mais bem vistas e procuradas. O autor fala que os Estados Unidos já têm empresas que gastam 25% dos salários dos funcionários em benefícios deles mesmos e que, mesmo assim, os resultados no fim do mês compensam.

- Gestão: o relacionamento é visto como ponto chave por qualquer funcionário. Ter empatia por seu chefe e/ou subordinados é fundamental. Um gestor que dá autonomia, mostra confiança e ao mesmo tempo auxilia no desenvolvimento profisisonal de seus funcionários tem grandes chances de ter uma equipe integrada.

Além dos pontos levantados acima, os fatores motivadores que são intrínsecos ao trabalho são: execuções, reconhecimento pelas execuções, o trabalho em si, responsabilidade e crescimento. Os fatores que geram insatisfação ou fatores de higiene (CNT) são: política e administração da empresa, supervisão, relacionamentos interpessoais, condições de trabalho, salário, status e segurança.

Sempre é possível melhorar a motivação dos funcionários. Vale cada empresa olhar para dentro de si e avaliar sua alta gerência para verificar o tipo de liderança existente e o que poderia fazer para engajar seus funcionários. Sabe-se que a motivação depende de cada um, mas a organização pode e deve ajudar a engajar e integrar sua equipe, com certeza é um investimento que traz retorno.


Baseado no artigo de Frederick Herzberg do livro “Gestão de Pessoas, não de Pessoal – Os melhores métodos de motivação e avaliação de desempenho”, Harvard Business Review Book.
Aproveitem a leitura!
Bárbara Ramos

Um comentário:

  1. Seguindo estes passos não tem erro mesmo e ressalva no final é importantissima 'Sabe-se que a motivação depende de cada um, mas a organização pode e deve ajudar...'

    Gostei, parabens.
    mateus

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