sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Motivar para Engajar!

Pessoal,

É muito comum ouvir falar sobre motivação como se fosse engajamento, vale lembrar que são duas palavras muito diferentes, mas complementares. Vamos revisar e reforçar essas diferenças.


O que é engajamento?
Segundo o dicionário Michaelis, engajamento é ato ou efeito de engajar, é alinhar-se em ordem de idéia ou ação coletiva.
Engajamento é a disposição das pessoas para alcançar um objetivo comum à organização, isto é, faz com que os funcionários alinhem seus interesses aos da empresa e juntas, busquem soluções comuns.


Qual a diferença de motivação e engajamento?
A motivação acontece por fatores internos e pessoais, ou seja, seus valores e crenças. Já o engajamento é guiado pela motivação interna e aspectos externos frente ao trabalho, ou seja, estar interessado em contribuir pelo sucesso dos negócios, motivados e dispostos a superar o exigido por seu cargo.


Confira as dicas de engajamento:






O vídeo da CONARH da ABRH – 2009 afirma que o diferencial de organizações está nas pessoas e comprova que boa parte do lucro originou-se do engajamento dos funcionários. Para alcançar o sucesso, todos devem estar satisfeitos profissionalmente e pessoalmente conforme a organização, e para que isso aconteça, o engajamento entre o seu público interno é o fator principal para criar a melhor maneira de produção.

Por meio de campanhas internas, os funcionários se motivam e levam ao engajamento, o que torna o colaborador mais proativo, criativo e presente a organização.


Natália Hirata

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo Motivação e engajamento